5 filmes sem estreia em portugal (parte 1)

NOTA: Por motivos de logística e de cumprimento de protocolo para com o sindicato, achei por bem separar a edição de hoje – que está num registo diferente do habitual – em duas partes.

Sem mais demoras:

5 FILMES SEM ESTREIA EM PORTUGAL

Portugal é um país pequeno.

Não me levem a mal, não estou a dizer que é um país atrasado, subdesenvolvido ou burocrático. Apenas digo que somos o 111º país em termos de área e o 80º em termos de população. E também que somos um país atrasado, subdesenvolvido e burocrático. Demasiado pequeno para as distribuidoras conseguirem vingar com filmes alternativos, mas desenvolvido o suficiente para toda a gente ter acesso à internet e, portanto, à pirataria. Tudo isso levou ao fecho de muitas salas de cinema pelo país fora, tornando-se natural que todos os anos nos passem ao lado filmes alternativos interessantes.

Felizmente temos a pirataria, o que nos permite ter acesso a filmes alternativos interessantes. E somos um país demasiado pequeno, atrasado, subdesenvolvido e burocrático para as autoridades fazerem qualquer coisa quanto a isso. O difícil, muitas vezes, é encontrar esses filmes alternativos.

Bem, na minha eterna benevolência, e de modo a que os bardos ecoem cantigas acerca da minha generosidade ao longo de largas gerações, decidi partilhar aqui 5 filmes que até ao momento não têm estreia marcada na ditosa pátria nossa amada, filmes esses que eu…adquiri legalmente.

1- BIG BAD WOLVES

big-bad-wolves

País: Israel
Realizador: não conheces
Género: Comédia com Gore

Segundo o Tarantino, o melhor filme de 2013.

Um thriller bem disposto acerca de um professor que é acusado de pedofilia e homicídio a sentir-se perseguido e injustiçado, um polícia determinado que bate desnecessariamente em quem interroga e o pai da vítima sedento de vingança. Adiciona-lhe uma cena de tortura (que é onde se passa mais de metade do filme) e estão reunidos os ingredientes para uma divertida comédia para toda a família.

2- IT’S SUCH A BEAUTIFUL DAY

its-such-a-beautiful-day

País: EUA
Realizador: Don Hertzfeldt
Género: Animação/Maradice

É óbvio que este filme não é distribuído em Portugal. Aliás, provavelmente é um filme que nunca terá sucesso comercial em lado nenhum.
Para quem não conhece, Don Hertzfeldt é um animador com um estilo muito próprio e um sentido de humor que não é para todos. Ficou relativamente conhecido com Rejected, uma curta que foi nomeada para óscar e muito premiada por festivais fora. Foi também considerada pelo Huffington Post como sendo dos 10 filmes de animação mais influentes da última década.
Já o It’s Such a Beautiful Day também tem os seus méritos – a Slate Magazine considerou-o o melhor filme de animação de 2012, o AV Club colocou em 8º nos melhores filmes (não só de animação) desse ano e recentemente a Time Out colocou-o em 16º numa lista de “100 melhores filmes de animação DE SEMPRE”.

Sobre que é?
Seguimos a “melancómica” e esquizofrénica rotina de Bill através de porções de imagens que vão aparecendo e desaparecendo num fundo preto. Visualmente semelhante ao Branca de Neve de João C

 

Link para artigo original:

Cinema a Sério: 5 Filmes Sem Estreia Em Portugal (Part Un)

Deixe um comentário